terça-feira, 28 de julho de 2009

Damon Albarn = Gênio da música contemporânea

Afirmo sem medo de errar, que um dos nomes mais geniais que surgiu na música dos últimos 20 anos é o do senhor Damon Albarn. Ele compôs inúmeros hits e liderou aquela banda que para muitos foi a principal percussora do movimento britpop, o Blur. Criativo, Albarn não se prendeu apenas ao seu grupo e busca sonoridades diferentes com outros conjuntos.
Se você chegou a respirar o ar dos anos 90, provavelmente deve cantar a música Song 2 quando ela toca até hoje. Além dessa, o Blur emplacou outros arrebatadores sucessos, There's no Other Way, Girls and Boys, She's So High e Coffee and TV foram alguns deles, a devastadora maioria com o toque de genialidade da composição de Albarn, que ao lado do guitarrista Graham Coxon conduziu o grupo ao estouro, abrindo as portas para um movimento que mais tarde contaria com Oasis, Supergrass e The Verve, o grupo sofreu uma pausa com a saída de Graham mas está de volta aos palcos.



Do início da década de 2000 sem abandonar o Blur, Damon começou a dar vida, junto com o desenhista Jamie Hewlett, criador da série de HQ's Tank Girl ao Gorillaz, um grupo virtual que trazia personagens fictícios, e fazia um som único misturando o britpop, com rap, ska, groove e heavy metal. O Gorillaz alcançou excelentes vendagens em seus dois albuns e outras compilações que foram lançadas desde 2001, tendo alcançado o sucesso absoluto quando o single Clint Eastwood se espalhou pela mídia. Albarn cuida da parte musical da banda enquanto Hewlett é responsável pelo design e gráficos em geral do grupo. Além de musicalmente, ser o único membro fixo do Gorillaz, Damon também atua no The Good, the Bad & the Queen, que é uma espécie de Dream Team da música atual inglesa, já que além de Albarn, conta com o guitarrista Simon Tong (The Verve), o baixista Paul Simonon (The Clash) e o baterista Tony Allen (Fela Kuti). o Disco de estréia do projeto rendeu os melhores frutos possíveis, vendendo bem e sendo aclamado pela crítica, provando mais uma vez a competência do líder do Blur.
Ele alcançou sucesso, provou mais de uma vez seu talento, escreveu hits que marcaram mais de uma geração, e que influênciam não só os novos grupos ingleses, mas também os de todo mundo. Este é Damon Albarn, uma mente brilhante, pena que os irmãos Gallagher do Oasis não concordem com isso.
Mais sobre o Blur e Damon Albarn em:
http://www.blur.co.uk/
http://www.blur.com.br/blur/
http://www.gorillaz.com/flash.html
http://www.thegoodthebadandthequeen.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Chute o balde e deixe um comentário!